Por Assessoria • 12/05/2016
A Superintendência Regional Rio Guaporé (Rolim de Moura), da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - Caerd, desenvolve ações preventivas e corretivas para a redução dos índices de perdas de água tratada no Sistema de Costa Marques - SAE Costa Marques.
Neuza Santos, superintendente regional, esclareceu que ao receber a planilha referente aos índices de perdas elaborada pela engenharia, reuniu-se com a equipe de manutenção para adotar medidas preventivas e corretivas.
"Ao analisar os índices de perdas dos Sistemas (SAEs) subordinados à Sureg-RG, surpreendi-me com o índice de perdas do SAE de Costa Marques, chegando a aproximadamente setenta e três por cento (73%)", disse a superintendente.
Ela esclareceu que mediante a essa informação ações foram adotadas para identificar o referido índice. "Focamos em ações para tentar detectar esse índice, pois não se justificava. Então, decidimos avaliar toda a malha e detectamos um vazamento de rede 150 mm, em área isolada da cidade e local de alagamento", informou Neuza Santos.
Até que o vazamento fosse identificado, os funcionários monitoraram o controle da produção da Estação de Tratamento de Água (ETA) e intensificamos as fiscalizações de combate às fraudes. Além disto, eles consideraram que não existiam reclamações da população por falta de água, haja vista que o Sistema funciona pouco mais de doze hora, diariamente.
A partir do momento em que o problema foi identificado, a equipe do SAE Costa Marques, com o auxílio de Marcos Alves (SAE Seringueiras), trabalham para estancar o vazamento da rede de 150mm e a retirada do excesso da lagoa que se formou no entorno desta rede. Por isso, nesta quinta-feira (12) foi necessário a paralisação total do Sistema de Abastecimento para que as ações sejam concluídas.