Por Superintendência de Planejamento (SUPL) e Assessor • 15/04/2016
Nesta semana, funcionários da Superintendência de Planejamento (SUPL) e da Assessoria de Comunicação Empresarial (Asce), da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), reuniram-se para desenvolverem as estratégias de comunicação organizacional.
De acordo com a superintendente Débora Reis, atualmente, o planejamento estratégico tornou-se fundamental para uma empresa que queira se manter competitiva no mercado. "É importante a disseminação da cultura organizacional para o público interno", declarou.
Segundo Ribamar Cavalcante, chefe da Divisão de Controle Organizacional, os fatores críticos de sucesso também estavam na pauta da reunião. "Estamos mapeando tais fatores para desenvolver as estratégias adequadas e que melhor ajude a Companhia a atingir suas metas propostas, focadas na missão, visão e objetivos organizacionais", disse.
Conforme o assessor de comunicação da empresa, Newton Sérgio Vicente da Silva, é preciso inovar. Na reunião, ele destacou que a comunicação planejada permite o diálogo entre todas as áreas da Caerd, utilizando-se dos meios disponíveis (canais e instrumentos) para viabilizar a sinergia das ações a serem implantadas.
"A inteiração será alcançada por meio de um processo comunicacional adequado à multiplicidade dos atos comunicativos. Deste modo, teremos um equilíbrio nas informações entre os diversos departamentos da Caerd, tais como, as Superintendências Regionais e a Sede da Empresa, e, também, entre a empresa e seus clientes", destacou o jornalista, Carlos Eduardo de Lima.
EXPECTATIVAS
Reinilda Duarte da Cruz, analista de gestão e negócios, disse não ser fácil promover o consenso, em decorrência das expectativas de cada pessoa envolvida no processo, mas é necessário que os empregados da Companhia caminhem em uma mesma direção e com foco para atender, satisfatoriamente, a população.
"É a comunicação que irá informar, refletir a imagem e fazer com que a missão da Caerd seja concretizada no ambiente interno e externo", ressaltou Arlete Barbosa da Silva, analista de gestão e negócios.
Débora Reis esclareceu que a reunião estava prevista no calendário do Planejamento Estratégico da Companhia. "Um plano bem estabelecido, que dialogue com a gestão estratégica da organização e sendo aplicado conforme as diretrizes do planejamento, propiciará bons resultados, além de constituir-se em uma questão de necessidade das instituições diante de um cenário tão intenso e complexo, no qual vivemos", afirmou.