Por Caerd • 26/02/2015
Economize 10 litros
- Deixe a torneira fechada e lave frutas e legumes numa vasilha com água e vinagre. Deixe a torneira fechada ao fazer barba ou enquanto escova os dentes.
- Deixe o chuveiro fechado na hora de se ensaboar.
Economize 20 litros
- Não deixe a torneira da pia aberta. Ensaboe primeiro toda a louça, e só então enxágüe tudo de uma vez.
- Não lave a calçada com a mangueira
- O maior desperdício é do seu dinheiro. Calçada, a gente limpa é com vassoura.
Atenção ao vaso sanitário
- O vaso sanitário é responsável por até 50% do consumo da água de uma casa. Use a descarga só quando necessário e não jogue no vaso objetos que possam ser postos no lixo.
Lavagem do carro
- Lavagem de carro com a mangueira resulta em um gasto de até 300 litros de água. O certo é usar balde e flanela ou estopa.
FIQUE ATENTO AOS VAZAMENTOS
Teste o vaso sanitário
- Jogue um pouco de pó de café dentro do vaso sanitário. Se o pó ficar no fundo do vaso, tudo bem. Se o pó não ficar parado, existe vazamento na válvula ou na caixa de descarga.
Teste o hidrômetro
- Para checar se há vazamento entre o hidrômetro e a caixa d’água, abra o registro do hidrômetro e feche a bóia da caixa até interromper o fluxo de água. O hidrômetro deve ficar parado. Se nenhum ponteiro se movimentar, não tem vazamento.
Teste a caixa d’água
- Para verificar se há vazamento entre a caixa e as instalações internas do imóvel, feche a bóia e marque o nível de água na caixa. Feche todas as torneiras e chuveiros e não use vasos sanitários durante 1 hora. Passado esse tempo, meça o nível de água na caixa. Se houver alteração, há vazamento.