Prefeitura resolve problema de falta de água em Calama com apoio da Caerd

Por Joel Elias • 23/02/2015

O aumento do nível das águas do rio Madeira ocorrido nos últimos dias acelerou o fenômeno da queda de barranco que ocorre na região do Baixo Madeira. Uma das localidades mais prejudicadas por causa do fenômeno natural foi o distrito de Calama, distante cerca de 200 quilômetros da área urbana de Porto Velho, que ficou três dias sem abastecimento de água.


 
A área mais atingida foi o bairro São João, localizado na área central do distrito. O problema aconteceu porque o desbarrancamento danificou cerca de 20 metros da rede que leva a água potável até as residências. A queda de barreira também comprometeu a área histórica do distrito. “Assim que tomamos conhecimento do problema entramos em contato com a administração distrital para saber o tamanho do estrago. Felizmente a única consequência provocada pelo fenômeno foi a interrupção do fornecimento de água, mas que conseguimos restabelecer em pouco espaço de tempo”, explicou o diretor do Departamento de Assuntos do Interior (DAI), Francisco Alves Araújo, o “Tyer”.


 
Para resolver o problema o DAI, que é o órgão da Prefeitura de Porto Velho responsável pela interlocução com os distritos, entrou em contato com a direção da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), onde conseguiu os canos para refazer a parte da rede de distribuição de água que danificada.

 

O encanamento foi feito pala administração distrital. “Conseguimos resolver o problema em poucos dias, porque estamos em constante contato com os distritos, principalmente os do Médio e Baixo Madeira por causa da elevação do nível. E esse monitoramento é frequente para que não sejamos pegos de surpresa por alguma eventualidade. Seguindo as orientações passadas pelo prefeito Mauro Nazif”, frisou o diretor do DAI.