A diretoria da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) recebeu a visita do prefeito de Rolim de Moura, Cesar Cassol, e do deputado estadual Luiz Claudio, acompanhados dos vereadores João Rossi Júnior (Juninho) e Sergio Sequessabe, e do presidente da Câmara, Jairo Beneti. A reunião ocorreu na última quarta-feira (31).
O prefeito César Cassol manifestou o desejo de privatizar o sistema de água tratada da cidade. Ele sugeriu a assinatura de um termo de comum acordo para avaliarem os ativos da Companhia.
De acordo a presidente da Caerd, Márcia Luna, o município necessita formalizar uma minuta do termo de acordo proposto para análise da Procuradoria Geral do Estado (PGE), para posterior posicionamento por parte da Caerd.
A presidente ainda informou dos recentes investimentos com recursos próprios na construção da nova adutora de água bruta no Rio Manicoré e do reservatório apoiado para resolver problemas de pressão na rede de Rolim de Moura, além do investimento em automação e telemetria que resultaram em operação moderna, através de telas onde monitoram a vazão, a pressão, o consumo de energia elétrica, o acionamento de motores e todas as peculiaridades do sistema.
Ainda de acordo com Luna, a Companhia não mediu esforços para captar recursos do Ministério das Cidades ao município e demais cidades de Rondônia. Recentemente, na 4ª etapa do PAC II, a Caerd teve aprovado recursos para água e esgoto nos municípios de Guajará-Mirim, Ouro Preto e Colorado do Oeste e R$ 179 milhões para esgotamento sanitário em Ji-Paraná, entretanto é exigido regularização da prestação de serviço através de contrato de programa.
Fonte: Assessoria Caerd