CAERD atua de forma imediata e técnica para garantir a segurança da água em Machadinho d’Oeste

Por Rejane Júlia • 09/02/2026

 

Em uma demonstração de agilidade, responsabilidade e rigor técnico, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD), atuou de forma imediata diante de um incidente externo que afetou pontualmente a rede de distribuição de água que abastece as famílias dos bairros Porto Feliz I, II e Primavera, em Machadinho d’Oeste. Foram registrados episódios de infiltração de óleo diesel na rede de abastecimento de água, ocasionados pela quebra de uma tubulação subterrânea localizada em frente a uma oficina mecânica. 

Mesmo, a ocorrência não tendo origem nas instalações operadas pela CAERD, a Diretoria Técnica e Operacional – DTO, por meio da Gerência de Machadinho d’Oeste, assim que tomou conhecimento da situação, adotou todas as medidas necessárias para proteger a saúde da população e preservar a qualidade da água, promovendo o isolamento imediato da área afetada e a suspensão temporária do abastecimento, exclusivamente para fins de segurança e execução dos procedimentos técnicos de descontaminação.

Controle rigoroso

Diante da complexidade da ocorrência, a CAERD convocou a química Joelma da Silva Ferreira, da Gerência Regional de Ji-Paraná, para prestar apoio técnico direto às equipes envolvidas. A profissional foi responsável por orientar e acompanhar rigorosamente todas as etapas do processo de limpeza e descontaminação da rede, garantindo o uso de produtos específicos, seguros e adequados para eliminar qualquer resquício de cheiro ou sabor de combustível da água. 

“Adotamos um conjunto de procedimentos seguros e reconhecidos tecnicamente para eliminar qualquer resquício de contaminação na rede. Utilizamos produtos apropriados para sistemas de abastecimento, realizamos a desinfecção completa com cloração e promovemos a lavagem contínua da tubulação, garantindo que a água voltasse a apresentar qualidade, segurança e condições adequadas para o consumo da população”, explicou a química Joelma da Silva Ferreira.

As ações contaram ainda com o apoio de funcionários da Coordenadoria Estratégia Operações Norte – Ceon, da Capital juntamente à equipe local da Companhia, sob a coordenação do gerente Mário Alves, que conduziu os trabalhos no município.

“Desde o início, a CAERD se preocupou em informar a população com clareza. As equipes estiveram de casa em casa orientando os moradores, e a comunicação da Companhia também elaborou um informativo sobre o ocorrido, que foi veiculado nos meios de comunicação de Machadinho do Oeste para orientar as famílias. Além disso, garantimos o abastecimento com caminhão-pipa para que ninguém ficasse sem água durante os trabalhos”, ressaltou.

Moradores dos bairros afetados reconheceram o trabalho realizado. “A equipe da CAERD veio até nossa casa, explicou tudo e orientou a esvaziar a caixa d’água. Durante esse período, o caminhão-pipa atendeu a gente sempre que precisou”, disse a dona de casa Raimunda Vasconcelos, moradora do bairro Porto Feliz I.

O mecânico Adailton Ferreira, morador do bairro Primavera destacou que: “fomos bem informados e acompanhados em todo momento. Recebemos orientações sobre os procedimentos pela rádio, pelos grupos de moradores e pelas redes sociais. Mesmo com o abastecimento suspenso, não ficamos sem água, porque o caminhão-pipa passou várias vezes”, relatou.

A coordenadora da Ceon, Liliam Lucena, destacou que as ações desenvolvidas pela Companhia foram além das atividades operacionais previstas, incluindo atendimentos específicos solicitados pela comunidade. “Em algumas situações, mediante solicitação dos moradores, as equipes da CAERD também executaram a limpeza das caixas d’água, como ação complementar às atividades realizadas, visando a preservação da qualidade da água armazenada e a segurança sanitária das residências”, explicou a coordenadora da Ceon, Liliam Lucena.

O diretor técnico e operacional, Tiago Fernandes esclareceu que: “todos os procedimentos aplicados seguiram critérios técnicos rigorosos e apresentaram resultados positivos. A rede foi completamente descontaminada, a qualidade da água restabelecida e o sistema voltou a operar com total segurança. Mantemos o monitoramento contínuo e seguimos à disposição da população e dos órgãos de controle, afirmou o diretor.

Tiago Fernandes disse ainda que os trabalhos de desinfecção da rede foram acompanhada pela equipe do Batalhão da Polícia Ambiental – BPA.

 

Refaturamento

A presidente da CAERD, Cleverson Brancalhão, autorizou, em caráter excepcional, o refaturamento das contas de água do mês de janeiro de 2026 para os moradores dos bairros afetados, com base na taxa mínima de consumo. A medida busca corrigir valores e assegurar que nenhum cliente seja prejudicado, de forma automática, sem a necessidade de solicitação por parte dos usuários. “Os clientes que ainda não efetuaram o pagamento já receberão a fatura com o valor ajustado, e aqueles que pagaram terão a diferença compensada como desconto na próxima conta. O refaturamento segue critérios técnicos e administrativos, garantindo equilíbrio e transparência no processo”, informou.