Caerd recebe adutora e reforça abastecimento de Porto Velho

Por Assessoria • 30/11/-0001



A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia recebeu na manhã de hoje a adutora provisória construída pela Santo Antônio Energia, ligando a tomada d’agua existente na barragem principal da UHE Santo Antônio com a estação de bombeamento da Caerd, que fica localizada a jusante (abaixo) da  hidrelétrica.

A cerimônia contou com a presença do Governador do Estado, Confúcio Moura , presidente da CAERD, Márcia Luna, diretores e funcionários da Companhia.


Com isso a concessionária estadual reforça o sistema de abastecimento de água tratada para a população de Porto Velho.  A obra consiste em uma linha de tubos, com extensão de 1.133 metros, entre a barragem principal da UHE Santo Antônio e a Estação de Bombeamento de Santo Antônio, levando a água diretamente do reservatório para a estação e daí a água será bombeada para o local onde é feito o tratamento para posterior distribuição.


 O novo sistema terá capacidade de vazão de 2.400m³, e apresentará uma economia no custo da energia elétrica, em relação ao bombeamento direto do rio Madeira, que utilizava três bombas de sucção. 


O presidente da Santo Antônio Energia, Eduardo de Melo Pinto, ressaltou que a entrega da adutora provisória representa, por parte da concessionária de energia, “o cumprimento de um compromisso com a Caerd e com a população de Porto Velho, cumprindo os prazos acordados  e nos padrões de qualidade exigidos. A Santo Antônio Energia fortalece a relação duradoura que a empresa vem estabelecendo com  sociedade rondoniense, contribuindo de maneira efetiva para a melhoria dos serviços públicos prestados para a população. Estaremos presentes aqui por pelo menos 35 anos e queremos fazer parte deste novo ciclo de desenvolvimento na região”. 


A presidente da CAERD ressaltou a importância da parceria técnica estabelecida para assegurar a continuidade do abastecimento de água  e a segurança da operação do sistema  e reafirmou o compromisso da empresa com a população, prevendo para 2013 a finalização da obra do PAC e a universalização do atendimento  com água tratada na capital.