CAERD é finalista do Prêmio Ser Humano ABRH-RO 2025 com case “Implantação da Escola Corporativa"

Por Rejane Júlia • 29/11/2025

Cordenador de Gestão Administrativa, José Nilton Leite de Oliveira apresentando case da CAERD

Com o case “Implantação da Escola Corporativa”, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - CAERD se destacou no IV Congresso Rondoniense de Gestão de Pessoas da Associação Brasileira de Recursos Humanos – seccional Rondônia, iniciado na última sexta-feira, 28 de novembro, no auditório de uma instituição de ensino superior em Porto Velho. Finalista do Prêmio Ser Humano ABRH-RO 2025, o projeto evidencia a importância de fortalecer competências, padronizar conhecimentos e preparar os profissionais da Companhia para atender com excelência às demandas do saneamento básico em Rondônia.

O evento, considerado o maior encontro de gestão de pessoas do Estado, reuniu profissionais, gestores públicos, empresários e especialistas de todo o país, com palestras, painéis e oficinas práticas sobre liderança, inovação, futuro do trabalho, inteligência artificial, diversidade e inclusão, promovendo debates que inspiram, capacitam e conectam profissionais de diferentes segmentos.

Durante a programação, a apresentação do case da CAERD destacou a relevância de investir na formação contínua e no desenvolvimento profissional como estratégia para eficiência institucional e melhoria dos serviços prestados à população.

Segundo José Nilton Leite de Oliveira, coordenador de Gestão Administrativa  -  Cgad, responsável pela apresentação, “a Escola Corporativa nasceu com o propósito de promover aprendizagem contínua, padronização de processos e fortalecimento do engajamento interno, contribuindo diretamente para uma gestão mais estratégica e orientada a resultados. O case da empresa simboliza uma mudança estrutural na forma como a Companhia gerencia seu capital humano, mostrando que a valorização das pessoas é um pilar central da administração pública moderna”.

Para a diretora administrativa e comercial da Companhia, Elisandra Loras, a Escola Corporativa tem um olhar mais operacional e voltado para o cotidiano da gestão. “Investir na capacitação do nosso pessoal é investir na qualidade do serviço que levamos à população. A Escola Corporativa não é apenas um espaço de aprendizado, mas uma ferramenta de gestão que integra competências técnicas e comportamentais, garantindo que cada colaborador esteja alinhado com os objetivos institucionais e preparado para os desafios do setor”, destacou.

Já o presidente da CAERD, Cleverson Brancalhão, deu enfoque estratégico e institucional à iniciativa: “A Escola Corporativa representa um marco na gestão da estatal. Ela fortalece a estrutura da Companhia como um todo, integrando talentos, padronizando processos e garantindo que cada funcionário contribua de forma estratégica para a melhoria dos serviços prestados à população. Ser finalista do Prêmio Ser Humano mostra que estamos construindo uma empresa pública moderna, sustentável e comprometida com Rondônia”, afirmou.

A programação do congresso segue neste sábado, 29 de novembro, com palestras e oficinas sobre temas como empregabilidade, bem-estar, liderança, inovação e gestão no setor público.