Rondônia assume pela primeira vez a vice-presidência Regional Norte no setor de saneamento

Por Rejane Júlia • 29/08/2025

Cleverson Brancalhão foi empossado vice-presidente Regional Norte da Aesbe, cargo que pela primeira vez é ocupado por Rondônia (Foto: Aesbe)

 

A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - CAERD conquistou um marco histórico na última quarta-feira (27), durante a cerimônia de posse da nova Diretoria Nacional e do Conselho Fiscal da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento - Aesbe, em Brasília. O presidente da CAERD, Cleverson Brancalhão, foi empossado vice-presidente Regional Norte da entidade, cargo que pela primeira vez é ocupado por Rondônia.

Para Brancalhão, a indicação representa um marco para o estado e reforça o papel estratégico da companhia no cenário nacional. “É uma responsabilidade gigantesca, não apenas para mim, mas para toda a equipe da CAERD. Rondônia nunca havia ocupado essa cadeira e agora temos a oportunidade de somar de forma efetiva para o fortalecimento do saneamento na região e no Brasil, afirmou.

Ele lembrou ainda sua trajetória dentro da estatal e destacou a importância da integração técnica proporcionada pela Aesbe. “Quando cheguei à empresa, há menos de cinco anos, tive o primeiro contato com a associação e percebi o quanto essa troca de informações fortalece as estatais. Hoje, posso contribuir ativamente com esse trabalho, lado a lado com outros presidentes do país”, ressaltou.

Brancalhão também agradeceu o apoio recebido do governador de Rondônia, Marcos Rocha, e ressaltou a relevância da participação técnica da Companhia nas câmaras temáticas da Aesbe. “A CAERD tem somado bastante e continuará contribuindo. Esse espaço é essencial para o fortalecimento do saneamento, pois permite troca de experiências, inovação e a construção de políticas públicas mais eficientes”, reforçou.

Segundo ele, a união entre as companhias estaduais de saneamento é essencial para ampliar a eficiência e avançar na universalização. “Temos muito a construir nesse período. As Câmaras Técnicas da Aesbe nos dão suporte para desenvolver soluções conjuntas e ampliar a qualidade dos serviços prestados à população”, completou.

A nova diretoria da Aesbe foi empossada para o biênio 2025/2027 e tem como presidente nacional Munir Abud, da Companhia Espírito Santense de Saneamento - Cesan. 

A entidade reúne companhias de todo o Brasil e é reconhecida como uma das principais vozes em defesa do saneamento público, promovendo debates técnicos e políticas que impactam diretamente milhões de brasileiros.