CAERD executa mutirão e leva novas ligações de água a centenas de famílias em Ji-Paraná

Por Rejane Júlia • 22/08/2025

Equipes atuaram nos distritos, vencendo 28 travessias em diferentes terrenos, cada uma com desafios próprios (Foto: Fernando Rodrigues)

 

Para dar celeridade ao atendimento quanto aos pedidos de novas ligações e ampliar o número de clientes atendidos em Ji-Paraná, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia – Caerd realizou um mutirão emergencial nos últimos dias, em pleno período de estiagem, quando a pressão por acesso à água tratada aumentou quase 45% no município.

Em apenas 21 dias de trabalho intenso, foram executadas 270 novas ligações domiciliares, beneficiando diretamente cerca de 1.080 pessoas e zerando a fila de solicitações pendentes.

Para alcançar esse resultado expressivo, a Gerência de Ji-Paraná contou com o apoio da Coordenadoria de Gestão Comercial e Negócios - Cgcn, que destacou seis empregados de Porto Velho para reforçar a equipe local, somando esforços e garantindo a eficiência da ação.

A operação evidencia o esforço da Companhia em assegurar um atendimento rápido, de qualidade e alinhado às demandas da comunidade, sobretudo em períodos críticos como a estiagem.

Desafios de infraestrutura

As equipes atuaram nos dois distritos do município, enfrentando desde ruas de chão batido e paralelepípedo até travessias complexas em asfalto, 28 ao todo, cada uma exigindo técnicas específicas e prazos esticados. “Quando o desafio é garantir água potável para as famílias, não existe obstáculo intransponível. Adaptamos as estratégias a cada tipo de solo e mantivemos o padrão máximo de qualidade”, destacou Fernando Rodrigues, gerente da Caerd em Ji-Paraná.

Fernando Rodrigues comentou ainda que o controle de qualidade foi rigoroso. Todas as ligações foram testadas antes da entrega, com pressão média de 10 mca, e nenhum vazamento foi registrado. A satisfação foi imediata. 95% dos clientes classificaram o atendimento como “excelente”, sem nenhuma reclamação formal. 

Em 21 dias, 270 novas ligações domiciliares beneficiaram cerca de 1.080 pessoas (Foto: Fernando Rodrigues)

 

“A equipe chegou cedo, fez tudo com rapidez e ainda explicou o funcionamento do sistema. Foi um atendimento de primeira”, elogiou Maria do Carmo, moradora do bairro Barcelona, 1º distrito.

No bairro Nova Brasília, 2º distrito, João Batista comemorou. “Esperávamos há meses. Agora temos água de qualidade na torneira e um atendimento que merece reconhecimento”.

Parcerias

A ação contou com a prefeitura de Ji-Paraná, que assumiu a recomposição do asfalto, reduzindo em 40% o tempo total da obra e gerando economia para os cofres da estatal. “Graças ao apoio do município, conseguimos otimizar os recursos e economizar cerca de R$ 28 mil, que poderão ser reinvestidos em outras demandas”, explicou Nestor Borralho, diretor financeiro da Caerd.

O coordenador de Estratégia e Operações Sul -Ceos, Vagner Zaccarini, ressaltou a eficiência da força-tarefa. “Foi um trabalho dentro do prazo, com uso otimizado de recursos, alta produtividade das equipes e controle rigoroso de materiais e equipamentos. É um modelo operacional que pode ser replicado em outras regiões”.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha reforçou a dimensão da ação. “Investir em saneamento e levar água de qualidade a cada família é prioridade do nosso governo. A parceria com a empresa demonstra como união entre Estado e empresas públicas pode transformar vidas e garantir mais dignidade à população”.

Impacto social

Para o presidente da Companhia, Cleverson Brancalhão, o mutirão é um exemplo de como a integração entre planejamento, técnica e parcerias institucionais gera resultados expressivos. “Não é apenas sobre instalar tubos e conexões, mas sobre garantir dignidade, saúde e qualidade de vida para as famílias. Esse resultado só é possível graças ao empenho e dedicação dos nossos empregados, fundamentais para que a Caerd cumpra a missão de levar água tratada a cada vez mais rondonienses”.