CAERD promove roda de conversa entre supervisores e menores aprendizes em ação do Projeto Psicoeducação

Por Rejane Júlia • 01/08/2025

Ação integra uma série de atividades do projeto, como palestras, materiais educativos e novos encontros (Foto: Rejane Júlia)

 

Na última quinta-feira, 31 de julho, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - CAERD realizou a primeira roda de conversa entre supervisores e menores aprendizes, como parte do Projeto Psicoeducação para Aprendizes 2025, promovido pelo setor de Psicologia da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas Dvdp.

O encontro teve a participação de adolescentes e jovens que atuam nos mais diversos setores da empresa. De forma leve e acolhedora, a coordenadora do projeto, a psicóloga Carla Varjão, conduziu uma dinâmica onde os aprendizes e seus tutores puderam expressar suas expectativas, desafios e pontos a melhorar no dia a dia do trabalho.

A proposta da atividade foi abrir um espaço de diálogo e escuta ativa, incentivando a troca de experiências e o fortalecimento dos laços entre os jovens e os profissionais que os acompanham. O objetivo é apoiar esses aprendizes não só em suas tarefas práticas, mas também em sua formação pessoal e profissional.

“Muitos continuam aprendendo como funciona o ambiente de trabalho, e esse tipo de conversa ajuda tanto os jovens quanto os tutores a se entenderem melhor”, explicou Carla.

A ação faz parte de uma série de atividades previstas pelo projeto, que inclui palestras educativas, entrega de materiais informativos e novos encontros ao longo do ano. Todos os temas abordam questões importantes como ética no trabalho, saúde emocional, convivência, direitos e deveres, sempre com foco na valorização do jovem aprendiz dentro da Companhia.

Com essa iniciativa, a CAERD demonstra o compromisso com o desenvolvimento dos menores aprendizes, criando oportunidades para crescerem com mais preparo, segurança e apoio no ambiente de trabalho.

A próxima roda de conversa já tem data marcada: será no dia 29 de agosto, com o tema “Saúde, Autoimagem Positiva e Lei da Aprendizagem”.