Por Rejane Júlia • 18/07/2025
Com apoio técnico da CAERD, TCE busca soluções sustentáveis para garantir água em Espigão do Oeste - Foto: Newton Sérgio
A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - CAERD recebeu esta semana representantes do Tribunal de Contas do Estado - TCE-RO para discutir uma possível parceria voltada à recuperação da bacia do rio Palmeiras, principal manancial que abastece o município de Espigão do Oeste.
Participaram do encontro o presidente da CAERD, Cleverson Brancalhão, o diretor financeiro Nestor Borralho, equipes técnicas da Engenharia Ambiental e da Coordenadoria de Tecnologia e Informação - Ctin, além do secretário de Projetos Especiais em Políticas Públicas do TCE, Felipe Mottin Pereira de Paula, o assessor Guilherme Vilela e o técnico Alisson Branco.
A iniciativa do TCE, ainda em fase de estudo, busca reunir dados técnicos, operacionais e ambientais para propor soluções sustentáveis que ajudem a revitalizar a bacia, aumentar a disponibilidade de água e garantir segurança hídrica à população. Para isso, o Tribunal tem buscado ouvir os principais atores locais, e a CAERD, responsável pela captação e tratamento da água na região, é peça-chave nesse processo.
Durante a reunião, Brancalhão lembrou que em 2023 o rio Palmeiras chegou a secar, levando a Companhia a adotar medidas emergenciais para manter o abastecimento. “Foi preciso interligar uma represa ao rio com 500 metros de tubos. Cuidar dos nossos mananciais é preservar o abastecimento de hoje e do futuro”, afirmou.
Como desdobramento das tratativas, a equipe da Diretoria Técnico Operacional - DTO da estatal estará em Espigão do Oeste na próxima segunda-feira, 21 de julho, para acompanhar os estudos de campo e colaborar diretamente com os levantamentos iniciais da agenda integrada coordenada pelo TCE.
A proposta do Tribunal é trabalhar em conjunto com instituições públicas e comunidades locais, promovendo ações integradas que fortaleçam a gestão da água e enfrentem os desafios ambientais da região.