Por CAERD • 30/11/-0001
A CAERD informa que em reunião realizada hoje, 17, sob a coordenação da Promotora Aidee Torquato, representante do Ministério Público do Estado e com a presença dos representantes da CAERD, representantes do Santo Antônio Energia e SEPLAN, firmou-se o compromisso de que Santo Antônio Energia dará assistência operacional permanente no ponto de captação, bem como permanecerá com a balsa com três conjuntos motor-bombas que já estão operando e executará a dragagem para a formação de um poço de água para bombeamento dos conjuntos da CAERD.
A CAERD solicitou ainda que Santo Antônio Energia forneça e instale os 03 conjuntos motor-bombas com as mesmas características das existentes, além de outros equipamentos, que estão danificados pela lama.
Ainda nessa reunião o SIPAM apresentou o relatório técnico concluindo ser irreversível o processo de assoreamento que foi acelerado pela construção das ensecadeiras em 2009 e que interrompeu o fluxo de água pela margem direita do rio. Afirma ainda que esse assoreamento é fato da dinâmica hidrosedimentologica do rio, frente à nova forçante de fluxo pelas turbinas evertedoros.
A solução definitiva para o problema será discutida posteriormente, uma vez que existem condicionantes na LI e LO,bem como na outorga que asseguram medidas mitigadoras/compensatórias, com vistas a evitar a interrupção do abastecimento público, que vão muito além da simples disponibilização de um ponto de tomada de água na barragem, como se tem posicionado Santo Antônio Energia.
Informamos ainda que neste final de semana, com as medidas adotadas pela CAERD, o abastecimento voltará a normalidade.
A DIRETORIA