Por Rejane Júlia • 12/05/2025
Na última sexta-feira, 9 de maio, servidores da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - Caerd participaram do curso “Aplicabilidade de IAs na CAERD”, realizado no auditório do Sindicato dos Urbanitários - Sindur. A capacitação foi voltada a empregados que atuam nas áreas de licitações, pesquisa de preços e elaboração ou revisão de documentos técnicos.
A iniciativa, promovida pela Assessoria Jurídica em parceria com a Escola Corporativa, teve como objetivo mostrar, na prática, como a inteligência artificial pode ser uma aliada estratégica para otimizar rotinas, reduzir erros e garantir mais eficiência nos processos internos da Companhia.
O curso foi ministrado pelo advogado e assessor jurídico da estatal, Ihgor Jean Rego, especialista em uso estratégico de IA no setor público, junto as advogadas Lorena Gianotti Bortolete Funez e Cinthia Emilly de Souza Andrade, que compartilharam conhecimentos práticos aplicados à elaboração de Estudos Técnicos Preliminares - ETPs e Termos de Referência - TRs.
“A inteligência artificial não substitui o trabalho humano, mas pode ampliar a capacidade dos servidores públicos de forma significativa. É um recurso que, quando bem aplicado, fortalece a qualidade técnica, a celeridade e a segurança jurídica dos procedimentos administrativos”, destacou Ihgor Jean.
A iniciativa faz parte de um esforço contínuo da estatal para modernizar sua gestão, capacitar seus profissionais e acompanhar as transformações tecnológicas que impactam o setor público.
“Qualificar nossos servidores é uma prioridade. E quando o tema envolve inovação e tecnologia, como o uso da inteligência artificial, temos ainda mais certeza de que estamos preparando a Caerd para os desafios do presente e do futuro. A formação contínua é o caminho para uma gestão pública mais eficiente e inteligente”, finalizou, José Ribamar Cavalcante, gerente da Escola Corporativa.