Por Rejane Júlia • 02/04/2025
Nesta quarta-feira (2), a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - CAERD abriu suas portas para uma comitiva de empresários suíços, marcando um passo estratégico na busca por parcerias internacionais. O encontro, realizado em Porto Velho, destaca o interesse do Governo de Rondônia e da CAERD em atrair inovação para o saneamento básico do estado.
A delegação incluiu Rafael Candura Dela Libera, gerente comercial sênior da Embaixada da Suíça; Alexandre Ozorio Kloppemburg, gerente de vendas da Sulzer; e Francisco Rosemberg, gerente Norte-Nordeste da Ammann. Eles vieram conhecer a estrutura da estatal e prospectar negócios, focando no fornecimento de equipamentos, materiais e serviços que possam elevar a eficiência do saneamento em Rondônia.
Durante a reunião, o presidente da CAERD, Cleverson Brancalhão, exibiu um vídeo institucional com os investimentos realizados e os resultados obtidos nos últimos quatro anos. “Esse encontro representa um divisor de águas para a Companhia. Empresas suíças são referência global em inovação e sustentabilidade, e uma parceria pode alavancar significativamente nossos serviços. Não é de hoje que confiamos na excelência da engenharia suíça – nossas primeiras bombas foram adquiridas da Sulzer há mais de cinco décadas. Agora, queremos estreitar ainda mais essa relação para garantir tecnologia de ponta no setor”, afirmou.
A Suíça, reconhecida pelo Global Innovation Index como o país mais inovador do mundo por 13 anos consecutivos, tem um sólido histórico na área de saneamento e infraestrutura. Os empresários sinalizaram interesse em expandir sua atuação no Brasil, com foco em Rondônia, trazendo soluções práticas e duradouras.
A reunião contou com a presença da diretora administrativa e comercial, Elisandra Loras; do diretor financeiro, Nestor Borralho; e do diretor técnico e operacional, Lauro Fernandes.
Ao final, os visitantes receberam a Moeda Institucional CAERD – Categoria Bronze, como gesto de agradecimento pela visita e fortalecimento da parceria comercial.