Por Rejane Júlia • 18/03/2025
Evento ocorreu no pátio do Palácio Rio Madeira - PRM e integrou a 3ª edição do projeto “Conscientizar para Preservar” - Foto: Rose Camargo
Nesta terça-feira (18), a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - CAERD participou da abertura da Semana da Água, promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental - Sedam, por meio da Coordenadoria Estadual de Educação Ambiental - Ceam. O evento ocorreu no pátio do Palácio Rio Madeira - PRM e integrou a 3ª edição do projeto “Conscientizar para Preservar”.
A Companhia instalou uma estação de hidratação, oferecendo água tratada e gelada aos servidores públicos presentes. O bebedouro, que chamou a atenção pela praticidade e refrescância, destacou a importância do acesso à água potável e da conscientização sobre sua preservação.
O diretor financeiro da CAERD, Nestor Borralho, afirmou que, “o nosso compromisso com o meio ambiente vai além do tratamento e fornecimento de água. Estamos aqui para mostrar que a preservação dos recursos hídricos começa com pequenas atitudes, e nossa participação neste evento é uma forma de dialogar com a sociedade e promover a conscientização”.
A miniETA foi uma das atrações, permitindo que os participantes vissem, em tempo real, o processo que a água percorre desde a captação até chegar às torneiras. A engenheira ambiental e sanitarista da CAERD, Andiara Vale, foi responsável pelas explicações técnicas. “Com a miniETA, conseguimos mostrar de forma clara e prática todas as fases que a água percorre até chegar ao consumo da população. Isso facilita a compreensão da importância de cada etapa”, afirmou Andiara.
A secretária executiva interina do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas - Conepod, Marinez Parlote, comentou: “Sempre soube que para a água chegar em nossas casas existe um processo, mas hoje tive uma verdadeira aula sobre como tudo funciona. Foi fascinante ver de perto esse trabalho, muitas vezes invisível no nosso cotidiano”.
A servidora da Procuradoria Geral do Estado - PGE, Francinete do Socorro, também se impressionou. “Foi muito interessante saber como a água do Rio Madeira é tratada até chegar à minha residência. Agora, tenho muito mais respeito por esse recurso essencial”.
Com o mascote Pingo, a equipe da CAERD distribuiu materiais educativos e panfletos com dicas simples sobre como economizar água e preservar os recursos hídricos, impactando positivamente os servidores públicos.
Parceiros
O evento contou com a distribuição de mudas pelo Batalhão da Polícia Militar - BPA e exposição de artesanato indígena, promovida pela Superintendência Indígena, celebrando a cultura local e a relação dos povos originários com os recursos naturais.
O gerente de Educação Ambiental e coordenador interino da Ceam, Leonardo de Almeida, elogiou a colaboração dos parceiros. “A participação de todos foi essencial para o sucesso dessa ação. Nos próximos dias, realizaremos palestras em várias escolas do estado, em Porto Velho, para envolver os estudantes na conscientização sobre a preservação da água, um recurso que devemos valorizar”.
“É sempre bom estar envolvido em ações como essa, que promovem educação e conscientização. A parceria com a Sedam é fundamental para alcançarmos cada vez mais pessoas e promovermos a preservação dos nossos recursos naturais”, finalizou Nestor Borralho.
O evento foi encerrado com um Pit Stop na Avenida Farquar, em frente à sede do Governo do Estado, onde materiais educativos foram distribuídos aos motoristas, ampliando o alcance da mensagem de preservação ambiental.