Por GMAM • 30/11/-0001
Uma ferramenta importante que precisava ser revisado para que o Estado possa avançar na implantação da sua Politica de Recursos Hídricos.
A reunião contou ainda com a presença do Secretário municipal de meio ambiente do município de São Francisco, um dos representantes dos recursos hídricos na região da Zona da Mata do Estado, o mesmo defendeu a necessidade daquela região em instituir os comitês de bacias hidrográficas dado a crescente necessidade dos usos múltiplos.
A Gerente de Monitoramento Ambiental da Caerd Maria Lucilene falou que por força da crescente poluição nas águas dos rios e pela escassez, no período de estiagem, o momento da reativação do Conselho é sublime. O saneamento ambiental em Rondônia esteve à espera por mais de uma década por essa conquista, desta forma estreitaremos o dialogo entre os usuários da água a cerca das bacias hidrográficas. Entendemos que Tratar dos rios não é possível se não olharmos a bacia como a fonte da oferta e da demanda dessas águas. Assim agruparemos ao contexto todos os fatores que possam interferir no uso dos recursos hídricos (pesca, lazer, saneamento, indústrias e geração de energia). Então o gerenciamento por bacias e a participação da sociedade são os alicerces fundamentais para implantação da politica estadual de recursos hídricos, finalizou Lucilene.