Por Rejane Júlia • 26/11/2024
Com o objetivo de aprimorar a gestão financeira pessoal de seus empregados, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - CAERD, por meio da Escola Corporativa, iniciou na segunda-feira (25) o Treinamento de Educação Financeira. O curso, que vai até o dia 29 de novembro, ocorre diariamente das 9h às 10h, em formato dinâmico e interativo. A primeira edição contou com uma grande participação de empregados, que se engajaram ativamente em discussões e compartilharam experiências sobre suas realidades financeiras.
O treinamento, conduzido pelo economista Júlio Cezar Nogueira abordou questões práticas do cotidiano financeiro, com ênfase no comportamento do consumidor. Júlio Cezar destacou a influência do marketing nas decisões de consumo. "Cerca de 60% a 70% das compras em supermercados são motivadas pelo impulso, e mais de 50% dos consumidores acabam adquirindo produtos não planejados. O marketing usa gatilhos emocionais para induzir decisões não racionais", explicou.
Além disso, o curso enfatizou a importância de distinguir desejo de necessidade, um passo importante para evitar compras impulsivas. A economia comportamental também foi discutida, abordando os diferentes perfis de consumidores: o comportado, que planeja suas aquisições; o impulsivo, que age no calor do momento; e o compulsivo, que tem dificuldade em controlar o desejo de consumir.
Katyene Dayane Prata de Souza Coelho, assessora da CAERD, compartilhou sua visão: "O curso foi muito esclarecedor, especialmente sobre o impacto do marketing nas nossas escolhas, que com as promoções, influencia no comportamento de compra. A crise financeira que afeta muitas famílias hoje impacta diversos aspectos da vida. Aprender a gerenciar nossas finanças pessoais traz não só mais qualidade de vida, mas também mais estabilidade, refletindo positivamente no ambiente de trabalho".
A assessora Jociely Lima Real complementou: "A experiência foi enriquecedora. Aprendi que a principal diferença entre desejo e necessidade vai me ajudar a controlar meus gastos e evitar compras desnecessárias".
Júlio Cezar também compartilhou dicas práticas: "O primeiro passo para controlar suas finanças é entender o que você realmente precisa, em vez de seguir impulsos momentâneos. Isso já ajuda a evitar dificuldades financeiras no futuro".
O gerente da Escola Corporativa, José Ribamar Cavalcante destacou a importância do curso: "Nossa finalidade é oferecer ferramentas para melhorar a saúde financeira dos caerdianos. Eles saem daqui com mais conhecimento e uma mentalidade renovada sobre o consumo".
A interação durante o curso foi um dos pontos positivos, com os participantes trocando experiências sobre orçamento familiar, controle de crédito e planejamento de compras. O formato descontraído de bate-papo contribuiu para um aprendizado mais fluido e enriquecedor.
Elisandra Loras, diretora administrativa e comercial da Companhia, ressaltou a importância da educação financeira: "A educação financeira é essencial para todos, pois transforma a maneira como lidamos com o dinheiro e o futuro. Este curso é uma oportunidade única de promover equilíbrio e segurança nas finanças pessoais dos nossos empregados."
Este é apenas o começo de um processo que visa trazer mudanças significativas na gestão financeira de cada um dos participantes, com ferramentas práticas que poderão ser aplicadas no dia a dia.