Por Richard Neves e Raiane Gomes • 04/11/2024


O encerramento da Semana Interna de Prevenção e Acidentes de Trabalho (SIPAT), que ocorreu nesta sexta-feira, 1° de novembro, na sala de reuniões da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD) foi marcado pela palestra "Saúde Mental e Trabalho", ministrada pelo psicólogo Luiz Carlos Henriques de Souza. A conversa abordou a importância de manter o equilíbrio emocional frente às pressões do ambiente laboral, além de estratégias para lidar com o estresse e evitar o esgotamento profissional.

“Encerramos essa SIPAT abordando um assunto de suma importância para a saúde e o bem-estar dos empregados caerdianos, destacando que saúde mental é fundamental para mantermos um ambiente de trabalho saudável e produtivo”, destacou Márcia Luna, coordenadora do Serviço Especializado em Engenharia  de segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

Segundo Márcia, a programação de toda a semana foi pensada para atingir um público diverso, abordando tanto a prevenção de acidentes quanto o cuidado com a saúde física e mental. "Foi um sucesso de participação, e percebemos o interesse dos colaboradores em discutir temas que impactam diretamente a qualidade de vida no trabalho e fora dele", afirmou.

SAÚDE DA MULHER

A Companhia, por meio do SESMT, promoveu também importantes ações voltadas a saúde feminina, em que cerca de 40 empregadas foram conduzidas ao Hospital de Amor da Amazônia,  para a realização de exames de Mamografia e Papanicolau, incentivando o cuidado preventivo e a atenção à saúde feminina.

A coordenadora do SESMT, Márcia Luna, destacou a importância desses exames, afirmando que “cuidar da saúde da mulher é essencial para a prevenção e detecção precoce de doenças”.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Durante esta semana, os empregados da Companhia tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre temas essenciais para a promoção de saúde e segurança no ambiente de trabalho e contou com palestras sobre doenças ocupacionais e ergonomia no trabalho, com orientações práticas para evitar lesões e problemas físicos. Também foram realizadas sessões informativas sobre hipertensão e diabetes, além de conscientização sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), onde os participantes puderam fazer testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites A e B, além de aferição da pressão arterial.