Furto de flutuante compromete operações de captação de água da CAERD no rio Madeira

Por Rejane Júlia • 01/10/2024

Flutuante é usado na manutenção e para movimentar bombas de captação de água Foto: Newton Sérgio

 

Na madrugada desta terça-feira, 1º de outubro, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - CAERD sofreu um grave ato de vandalismo: o furto de um flutuante utilizado na captação de água no Rio Madeira, nas proximidades da usina hidrelétrica de Santo Antônio. A Companhia já acionou as autoridades competentes e solicitou o apoio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec e Polícia Militar, que estão realizando buscas aéreas para tentar localizar o equipamento.

O flutuante com aproximadamente dez metros de comprimento e cinco metros de largura, havia sido doado recentemente pela Polícia Militar após apreensão em uma operação, vinha sendo utilizado na manutenção e para movimentar bombas de captação de água. Segundo informações da polícia, o equipamento furtado foi levado pelo rio em direção à região do distrito de São Carlos, no Baixo Madeira. 

O diretor técnico e operacional da CAERD, Lauro Fernandes, destacou a gravidade da situação e pediu apoio da população. "Esse flutuante é essencial para o funcionamento de nossas operações. Qualquer pessoa que avistar um flutuante com um tablado de madeira de grandes proporções, entre em contato com o número 190. Precisamos urgentemente recuperar esse equipamento para manter a continuidade do nosso trabalho de captação de água".