Diante da poluição do ar, CAERD orienta empregados com dicas de prevenções à saúde

Por Rejane Júlia • 30/08/2024

De janeiro a agosto deste ano, número de queimadas foi maior dos últimos cinco anos - Foto: Mário Roberto

 

Devido ao aumento expressivo da poluição do ar em Rondônia, a Diretoria Executiva da Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia - CAERD emitiu um comunicado importante por meio do Memorando nº 54/2024. Este documento visa proteger os empregados durante este período de baixa qualidade do ar. O memorando ressalta que, entre 1º de janeiro e 26 de agosto de 2024, o número de queimadas foi o mais alto dos últimos cinco anos, com um aumento de 144% em comparação ao ano passado.

A diretora administrativa e comercial, Elisandra Loras, explicou que a qualidade do ar está muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde - OMS. “A baixa qualidade do ar pode causar problemas como dificuldade para respirar e irritação na garganta, principalmente para crianças, idosos e pessoas com doenças preexistentes”, ressaltou.

Para proteger a saúde, a CAERD recomenda algumas medidas simples como: beber bastante água para manter as vias respiratórias úmidas; evitar ficar muito tempo ao ar livre, preferindo ambientes fechados e com ar condicionado; manter portas e janelas fechadas quando o ar estiver muito poluído; evitar fazer exercícios ao ar livre quando a poluição estiver alta e usar máscaras para filtrar o ar e proteger os pulmões.

Para mais informações, os empregados podem visitar o site da CAERD e conferir o comunicado oficial, e as recomendações da Vigilância em Saúde sobre poluição atmosférica. Confira ainda o Boletim de Alerta Vigiar.