Por Rejane Júlia • 14/08/2024
Nesta quarta-feira (14), a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - Caerd deu continuidade à sua participação na feira estudantil realizada no SESI, em Porto Velho. No segundo dia de evento, pela manhã, mais de 200 alunos das escolas Marcelo Cândia e de duas instituições de ensino particulares, visitaram o estande da empresa, interessados em conhecer sobre os processos de tratamento da água até chegar às residências.
Os estudantes foram recepcionados pelas engenheiras ambientais Mônica Cerqueira e Andrea Sá Menezes, com o apoio da engenheira sanitarista e ambiental Andiara Vale e do engenheiro químico Oscar Nestor. Juntos, eles explicaram as etapas essenciais do tratamento de água, destacando a importância de cada processo para a saúde pública e o meio ambiente.
Murilo Porfiro, estudante do 3º ano, mostrou grande interesse nos equipamentos utilizados pela CAERD. “Esses aparelhos explicam de forma clara o tratamento da água. Além disso, os profissionais orientam sobre medidas para minimizar o impacto da crise hídrica. Se todos conhecessem essas medidas, saberiam como agir para evitar a falta de água", declarou.
Já Érica Rigueti, também aluna do 3º ano da Escola Marcelo Cândia , ressaltou a importância de conhecer as diferentes áreas de atuação dentro da engenharia. "Gostei de entender o papel dos engenheiros sanitaristas, ambientais e químicos. Eventos como este ajudam os estudantes a definir suas carreiras”, disse.
Felipe Levy, da Escola Marcelo Cândia, destacou a responsabilidade envolvida nas profissões. “Ser engenheiro sanitarista ou químico é uma função muito importante, pois lida com a saúde da população. É uma profissão admirável, mas não sei se teria coragem de assumir essa responsabilidade", salientou.
A participação da CAERD na feira estudantil reflete o compromisso com a educação e a conscientização ambiental, além de reforçar a importância do trabalho desenvolvido pela Companhia para garantir o abastecimento de água de qualidade à população.