Por Rejane Júlia e Richard Neves • 12/08/2024
Entre os dias 13 e 16 de agosto, o ginásio do SESI em Porto Velho será palco de um evento destinado a estudantes, que promete reunir uma rica programação voltada para profissões, empreendedorismo e cultura. A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - CAERD marca presença nesta edição, oferecendo uma série de atividades educativas que visam promover a conscientização sobre o tratamento e o consumo adequado de água, principalmente neste período de estiagem, conhecido por verão amazônico.
De acordo com a diretora administrativa e comercial da CAERD, Elisandra Loras, a participação na feira vai além de uma simples exposição. “Estamos comprometidos em educar e informar a comunidade sobre o papel fundamental que desempenhamos na gestão dos recursos hídricos. A feira é uma excelente plataforma para apresentar o nosso trabalho e reforçar a importância do uso consciente da água, um recurso essencial para todos e que para que não falta é preciso adotar medidas simples de economia”, disse.
CONTRIBUIÇÃO DA CAERD
No estande da CAERD, os visitantes terão a oportunidade de conhecer de perto o ciclo da água, guiados pelos empregados da Coordenadoria Técnica, Meio Ambiente e Sustentabilidade - Ctec, da Diretoria Técnica e Operações - DTO. Por meio de uma mini-ETA, serão demonstrados os processos de captação, tratamento e distribuição da água. Além disso, haverá apresentações sobre o processo laboratorial de análises da água, utilizando o JAR Test. O equipamento permite determinar o pH ideal e as dosagens precisas de coagulantes e floculantes para garantir a melhor floculação e limpeza da água.
Os temas do uso racional da água e da crise hídrica serão abordados em palestras ministradas pelo presidente da CAERD, Cleverson Brancalhão, o diretor técnico e operacional, Lauro Fernandes, e a engenheira sanitarista e ambiental, Andiara Vale.
O presidente da CAERD destaca a importância da parceria entre a estatal e estudantes que criaram o aplicativo "VazôAqui", uma ferramenta que será fundamental na identificação e comunicação de vazamentos. “Esses jovens inovadores estarão demonstrando como o aplicativo funciona, permitindo que a população informe em tempo real onde há vazamentos. Essa colaboração não apenas ajuda a evitar o desperdício de água, mas também melhora a eficiência operacional da nossa Companhia,” concluiu.
O evento deve receber a visita de mais de mil estudantes por dia, com idade de 15 a 17 anos do 2° e 3° anos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares, além da visita da comunidade e empresários.