Por Rejane Júlia • 04/07/2024
Em um gesto que vai além das atribuições diárias, as assessoras do gabinete da presidência da CAERD, Pamela Cavalcante e Ianka Cunha, uniram-se à campanha de doação de sangue promovida pela Procuradoria-Geral do Estado de Rondônia - PGE/RO em parceria com a Fhemeron, mostrando um profundo compromisso com a população do Estado.
Para Pamela Cavalcante, que há anos é voluntária fiel, a doação de sangue é um ato de pura dedicação ao próximo. "Sou consciente de que doar sangue é um gesto de amor, e isso foi o que mais me motivou a ser doadora. O importante é criarmos uma corrente de solidariedade e salvar vidas", destacou com entusiasmo.
Já para Ianka Cunha, a experiência foi marcada por uma mistura de emoções, mas o desejo de ajudar foi o que a impulsionou. "A vontade de ajudar as pessoas é maior que o medo de encarar a agulhada. Há muita especulação em torno da doação que desmotiva muita gente. Posso afirmar com toda a certeza que ser voluntário não é um bicho de sete cabeças. A partir de agora, o Hemocentro de Rondônia ganhou uma doadora fiel", afirmou com convicção.
O evento principal da campanha ocorreu nos dias 3 e 4 deste mês no auditório da Escola de Governo no Palácio Rio Madeira – PRM, onde vários servidores públicos demonstraram apoio à nobre causa.
Vale ressaltar que qualquer pessoa entre 16 e 69 anos, com peso mínimo de 50 quilos e em boas condições de saúde pode doar sangue. Menores de 18 anos precisam do consentimento dos pais ou responsáveis. Não é necessário estar em jejum. O ato é reconhecido na Lei nº 1.075 de 1950, que garante um dia de folga a cada 12 meses.
A iniciativa das funcionárias da CAERD não apenas fortalece o compromisso com a responsabilidade social, mas também inspira outros a seguirem o exemplo.