Por Richard Neves • 24/06/2024
Na última semana, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - CAERD recebeu a visita dos estudantes Ana Carolina, Gabrielly Alves, Pedro Gomes e Vinícios França, integrantes do Desafio Liga Jovem promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE. O motivo da visita foi a apresentação de um projeto inovador denominado Mapeamento de Vazamentos de Água - MVA.
Em uma reunião conduzida pelo presidente da CAERD, Cleverson Brancalhão, e acompanhada pelo coordenador de Tecnologia da Informação, Magnun Barros, além de membros da equipe técnica, os estudantes compartilharam detalhes do protótipo de um aplicativo com o nome de "VazôAqui". O aplicativo tem como principal objetivo mapear áreas com vazamentos nas ruas de Porto Velho.
O projeto "VazôAqui" visa não apenas identificar e mapear vazamentos de água em tempo real, mas também auxiliar na redução do desperdício hídrico. Segundo o estudante Pedro Gomes, "a iniciativa não só contribui para a preservação dos recursos naturais, mas também visa minimizar o impacto econômico causado pela interrupção do abastecimento de água devido a vazamentos não detectados".
Durante a apresentação, os jovens destacaram a importância do engajamento da comunidade e a colaboração das instituições públicas e privadas para o sucesso do projeto. Eles ressaltaram que a tecnologia utilizada no aplicativo permite uma visualização precisa dos pontos de vazamento, facilitando o trabalho das equipes de manutenção da CAERD.
Para o presidente da CAERD, Cleverson Brancalhão, iniciativas como essa são essenciais para a modernização e eficiência dos serviços prestados à população. "Estamos muito entusiasmados com o potencial do projeto 'VazôAqui'. Essa colaboração demonstra como a inovação e a tecnologia podem ser aliadas na busca por soluções sustentáveis e eficazes", afirmou.