Por Richard Neves • 14/05/2024
Estratégias e ações para enfrentamento da crise hídrica foram pautas de reunião entre a Diretoria Técnica e Operacional – DTO, da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia – CAERD e representantes da Serviço Geológico do Brasil – CPRM, que ocorreu nesta terça-feira (14), na sede da estatal, em Porto Velho.
A reunião teve como objetivo principal alinhar procedimentos e estabelecer um termo de cooperação, que visa não apenas mitigar os efeitos da crise hídrica, mas também, desenvolver e capacitar os servidores envolvidos.
Durante o encontro, foram apresentados dados sobre a escassez de água na região, evidenciando a urgência de medidas eficazes. O CPRM, conhecido por sua expertise em pesquisa de recursos minerais, se mostrou disposta a colaborar ativamente na busca por soluções sustentáveis.
O diretor técnico e operacional da Caerd, Lauro Fernandes, expressou sua satisfação com o resultado da reunião, destacando a importância da parceria com o CPRM. "Estamos enfrentando uma crise sem precedentes com a tendência para este ano ser mais grave, porém, união de esforços entre as instituições é fundamental para garantir o abastecimento de água à população e promover o desenvolvimento sustentável", afirmou.
Ao final da reunião, um plano de ação conjunto foi fechado entre as companhias, que inclui desde a pesquisa e monitoramento de recursos hídricos até o desenvolvimento de programas de capacitação para os servidores da CAERD.
A expectativa é que essa parceria estratégica entre CAERD e CPRM resulte em medidas concretas e eficazes para enfrentar a crise hídrica, proporcionando benefícios duradouros para toda a população de Rondônia.
Estiveram presentes na reunião, o chefe do Serviço Geológico do Brasil em Rondônia, Marcelo Guimarães; a pesquisadora em geociências do SGB, Katarina Rempel; a geóloga, Suelen Lucena e o técnico em geociências, Alisson Almeida.