CAERD REÚNE IMPRENSA E DIVULGA BALANÇO POSITIVO DAS AÇÕES NOS ÚLTIMOS DOIS MESES

Por Assessoria • 30/11/-0001

A Companhia de Águas de Esgotos de Rondônia (CAERD) reuniu a imprensa na manhã deste sábado (14), na Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada na estrada do Santo Antônio, em Porto Velho, para expor as ações da empresa referente aos últimos dois meses.


Na oportunidade, a presidente da companhia, Márcia Cristina Luna, descreveu o novo momento vivido pela empresa. “Estamos abrindo as portas da Caerd porque o objetivo é transparência. É dar mais visibilidade às ações e fazer um processo de melhoria interna onde o usuário é prioridade. Com o contrato de gestão temos metas e prazos para recuperação da empresa, começando pela recuperação do cliente, receita e mais qualidade do serviço”, disse.

A presidente destaca ainda o saldo positivo obtido pela companhia nos últimos 60 dias com melhorias na arrecadação e pagamentos de fornecedores. “Em dois meses à frente da instituição temos um resultado muito positivo. Fizemos no mês de dezembro uma campanha de recuperação de receita com isenção de multas e juros e isso nos deu um incremento de 30% em cima do valor que vinha sendo arrecadado. Em função desse incremento significativo conseguimos fechar o ano pagando todos os fornecedores de 2011 e todo o resto a pagar oriundos de 2010”, salientou.

Márcia Cristina Luna revela que neste mês de janeiro o débito com a Eletrobrás foi negociado  e pode ser comemorado por todos os caerdianos. “Com a ajuda do governo do estado, depois de 11 anos, será a primeira vez que a Caerd paga sua conta de energia em dia. Outra conquista é a contratação de uma consultoria para fazer a revisão da estrutura tarifária da empresa,  uma promessa feita para alguns municípios e que agora será cumprida”, disse.

O titular da secretaria de planejamento (SEPLAN), George Braga, que no ato representou o governador Confúcio Moura, falou sobre a ampliação do sistema de abastecimento de água da cidade, obra que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), embargada pelo Tribunal de Contas da União em 2010, cujo valor do contrato original é R$ 110 milhões. “A ampliação do sistema de água está sendo retomada. A empresa responsável pela execução da obra, Andrade Gutierrez, recomeçou os trabalhos na Estação de Tratamento de Água (ETA) que irá ampliar a capacidade de capitação, tratamento e distribuição da água pela Caerd, que já possui uma unidade com suporte para 600 litros de água por segundo. As duas ETAS vão se interligar para distribuir 1600 litros de água por segundo.

Segundo o secretário, a SEPLAN está usando uma nova estratégia para implantação do sistema de abastecimento de água e esgoto na Capital. “Nós invertemos o processo. Primeiro, implantava rede nas ruas e isso causava expectativa na população. Agora reiniciamos a obra pela captação, ampliação da ETA, estações elevatórias, adutoras e finalmente a distribuição, que são as redes de distribuição. De acordo com George Braga, em 2012 o PAC-II destina aproximadamente 140 milhões para obras em Rondônia. Os recursos beneficiarão Porto Velho e algumas cidades do interior com obras ampliação do abastecimento de água e esgotamento sanitário.