Por Richard Neves • 28/02/2024
Em entrevista concedida a imprensa na Estação de Tratamento de Água I (ETA) nesta terça-feira (27), em Porto Velho, o diretor técnico operacional da Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia (CAERD), Lauro Fernandes, falou sobre as obras de expansão do local, realizadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que será entregue em data a ser definida para ampliar a captação de água.
Lauro Fernandes ressaltou que as obras acontecem em Porto Velho e em outros municípios do Estado. “Na capital, temos a construção da nova ETA, com recursos do PAC, que terá a capacidade de tratar mais de 3,6 milhões de litros de água por hora, para serem distribuídas na rede. Também está em andamento a construção da nova captação, uma adutora de 1.400 milímetros, que irá aduzir a água com gravidade até chegar a Estação de Tratamento”, explicou.
“Recentemente foram entregues os reservatórios dos bairros Nacional, Pantanal, e em fase de acabamento, está o sistema de distribuição de água da zona Sul e o reservatório do Bairro Mariana. Em funcionamento, esse sistema vai contemplar a cidade de Porto Velho com 100% de abastecimento de água tratada”, salientou.
CAPACIDADE
Sobre a capacidade de produção com a expansão da ETA, Lauro Fernandes explicou que antes, passava de dois milhões e setecentos mil litros de água por hora. Com a expansão, a captação será dobrada, passando a ser de três milhões e seiscentos mil litros de água.
Outros municípios de Rondônia, como Jaru, está recebendo obras de construção da Estação de Abastecimento de Água, também com recursos do Governo Federal, além do Sistema de Esgotamento Sanitário e em Ji-Paraná, onde está sendo construída a nova Estação de Tratamento de Água; ampliação do sistema de abastecimento em Ouro Preto d’Oeste, além da ETA no distrito de União Bandeirantes.