Por Rejane Júlia • 12/12/2023
Em entrevista o diretor Lauro Fernandes comentou sobre enfrentamento de escassez hídrica em Espigão do Oeste
O diretor técnico operacional da CAERD, Lauro Fernandes participou nesta terça-feira (12) de uma coletiva de imprensa no Palácio Rio Madeira, promovida pela Secretaria de Estado de Comunicação - Secom e Casa Civil, onde compareceram os membros do Comitê de Crise Hídrica, criado com a missão de articular ações integradas às situações emergenciais ocorridas nos municípios do Estado decorrentes da estiagem.
O objetivo foi esclarecer as medidas a serem tomadas a partir de 2024 para amenizar os impactos do fenômeno El Niño nos rios da Bacia do rio Amazonas, especialmente afetados durante o atual verão amazônico, como o rio Madeira.
De acordo com órgãos de monitoramento climático no Brasil, a previsão é de uma seca extrema em toda a Amazônia.
Durante entrevista, Lauro Fernandes abordou a situação crítica de municípios, como Espigão do Oeste, que enfrentaram escassez de água, chegando ao extremo de o rio Palmeiras secar por completo.
"Em conjunto com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental - Sedam e o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes - DER do Governo de Rondônia, programamos uma força-tarefa para atender a população de Espigão do Oeste, levando água por meio de caminhões-pipa. Simultaneamente, realizamos uma manobra, instalando 500 metros de tubos para captar água de uma represa e direcioná-la diretamente à calha do rio Palmeiras. Os demais pontos de captação da Caerd estão sendo monitorados, e em parceria com esses órgãos, buscamos alternativas para garantir o abastecimento da população", enfatizou Fernandes.
O diretor da Caerd também fez um pedido à população, destacando a importância do uso consciente da água. "Mesmo com a chegada da chuva, a situação é preocupante. A previsão é de chuvas de pouca intensidade neste mês de dezembro, comprometendo os lençóis freáticos e as bacias. Devemos lembrar que não temos controle sobre o clima, mas podemos nos resguardar e a colaboração de cada cidadão é essencial nesse esforço conjunto".