Por Rejane Júlia - Imagem: Newton Sérgio • 25/07/2023
Funcionários do setor operacional da CAERD estão sendo capacitados para utilizar equipamentos de macromedição, adquiridos com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento – PAC e que serão entregues à Companhia para monitoramento do sistema de saneamento básico. O treinamento iniciou na última segunda-feira (24) e segue até o dia 28, com aulas práticas e teóricas.
O responsável pela capacitação, Noel Santos Souza Júnior, funcionário da empresa fornecedora dos medidores comenta que: “Os macromedidores são aparelhos de ultrassom com a função de dar um escopo sobre a situação da rede de distribuição de água na cidade de Porto Velho. Quando acessado apresentará locais onde ocorrem falhas, vazamentos, baixa produção. Isso vai servir também para novos estudos de expansão de rede”.
Em Porto Velho foram instalados 37 macromedidores em vários pontos espalhados nos seguintes bairros da cidade: Caiari, Centro, Baixa da União, São João Bosco, Embratel, Tucumanzal, Agenor de Carvalho, Flodoaldo Pontes Pinto, Nova Porto Velho, Juscelino Kubitschek, Socialista e Nova Esperança.
Para o técnico de sistema de saneamento, Roberto Afonso, o treinamento é importante tanto para a empresa quanto para os funcionários. “Com essa capacitação teremos mais conhecimento, pois vamos ter a noção precisa da chegada da água na Estação de Tratamento de Água – ETA com uma medição bem exata e muitas outras informações”, destaca.
De acordo com o diretor técnico operacional, Lauro Fernandes, “esses aparelhos é a garantia que a população da Capital será beneficiada com a melhoria da distribuição, aumento da qualidade da água e maior eficiência no sistema de abastecimento”.