Por Rejane Júlia • 07/12/2022
Estação de Tratamento de Água de Jaci-Paraná
Para garantir a reestruturação e melhoria dos procedimentos administrativos e para a prestação ininterrupta do fornecimento de água à população rondoniense nos municípios e localidades atendidos pelos serviços da Companhia de Águas e Esgotos - Caerd, visitas técnicas são realizadas periodicamente durante todo o ano.
No mês de novembro, uma equipe comandada pelo diretor Administrativo e Financeiro – DAF, Messias Maia, juntamente com o assessor Marcos Sobrinho e o coordenador de Gestão Comercial e de Negócios - Cgcn, Walmir Brito, visitou as lojas de serviços de Jaci-Paraná, Nova Mutum Paraná, Nova Mamoré, Guajará-Mirim, Vista Alegre do Abunã e Extrema para verificar as ações desenvolvidas pela Companhia nas localidades, além de visita técnica no Núcleo do Iata, distrito de Guajará-Mirim.
Em cada cidade os técnicos visitaram os reservatórios e Estações de Tratamento de Água - ETAs. Em Nova Mutum-Paraná, distrito de Porto Velho, a equipe acompanhou os pontos de esgotos entupidos, bem como os que já passaram pelo processo de desobstrução.
ENTREGA DE EQUIPAMENTOS
Algumas localidades foram contempladas com entregas de equipamentos. O município de Nova Mamoré recebeu luvas de adaptação de 150 mm para 160 mm. Equipamentos usados nos trabalhos de manutenção para a prestação ininterrupta do fornecimento de água à população.
Na cidade de Guajará-Mirim foram entregues kits cavaletes e hidrômetros para a instalação. “Os hidrômetros vão ser instalados para concluir a hidrometração em 100%. Boa parte das notificações de cobrança de esgoto foi analisada, sendo autorizado o resgate de imóveis fechados e executar a suspensão da prestação dos serviços para as faturas que venceram o prazo de 30 dias. Nesse caso, a regularização será feita por via judicial”, destacou o gerente Comercial, Walmir Brito.
ETA do Núcleo do Iata, a 25 km de Guajará-Mirim, onde Caerd realiza tratamento de água
A equipe visitou ainda as instalações da Estação de Tratamento de Esgoto - ETE, de Guajará-Mirim, que passará por manutenção no sistema. Outro local visitado foi a ETA do Núcleo do Iata, que fica a 25 quilômetros do município, onde a Caerd promove também o tratamento da água.
Na região da Ponta do Abunã, a equipe visitou as cidades de Vista Alegre do Abunã e Extrema, distritos de Porto Velho para acompanhar o andamento dos serviços de campo efetuados pela Companhia. Em Vista Alegre foi solicitado junto à equipe técnica a inclusão de aproximadamente 25 imóveis para realizar a ligação de água.
De acordo com o coordenador da Cgcn, uma equipe da Caerd será enviada para realizar o cadastramento desses imóveis a fim de efetivar as ligações.
“Visitas técnicas realizadas de forma regular nas localidades atendidas pela Caerd são importantes para que a Diretoria Executiva da estatal tenha conhecimento das ações desenvolvidas em cada região e possa atender demandas tanto de funcionários quanto dos clientes. Nossos esforços são para oferecer um serviço de qualidade no que se refere ao fornecimento de água à população”, pontuou Messias Maia.