Para tentar reverter esse quadro, a Companhia está intensificando as ações de fiscalização e corte. Para tanto implantou o “Caça Fraude”, onde equipes realizam a detecção das ligações clandestinas em residências e pontos comerciais em diferentes bairros da Capital e municípios do interior. As fraudes mais comuns, flagranteadas até agora pelas equipes foram a auto-religação, ligação clandestina, violação de hidrômetros e By Pass (desvio de água por passagem secundária).
Nesses casos, a multa aplicada é de R$ 1.200,00 mais a diferença de consumo aos meses não faturados.
A orientação aos clientes em situação irregular é que procurem a Caerd para normalizar a situação com a empresa e recuperar o crédito.
Aqueles que foram surpreendidos com a fiscalização podem procurar a empresa com a notificação recebida para realização de acerto amigável. Walmir Brito, enfatizou que “não é intenção da Caerd punir o usuário, mas também não podemos permitir que alguns clientes paguem a conta de outros. Pensando nisso estamos trabalhando arduamente para identificar as fraudes. Pedimos aos clientes com algum tipo de ligação de água ilegal que nos procure para a regularização de modo a não ser surpreendido pela fiscalização, evitando assim responder sanções mais pesadas”, disse Walmir.
O cliente pode dar uma entrada de 15% e parcelar o restante em 12 vezes sem juros ou caso queira, entrada ou mais parcelas com juros praticados no mercado.