Por Assessoria • 30/11/-0001
Esse mapeamento foi denominado de “Redesenho do macroprocesso comercial” e tem como objetivo redefinir seus procedimentos internos, com estas, a eficiência a fim de melhorar o atendimento aos seus clientes e se fortalecer ao mesmo tempo visando garantir os serviços decorrentes da ampliação de seu mercado.
De acordo com o Coordenador - Landoaldo Teles Novais, este redesenho das ações da Caerd, visam o mapeamento detalhado de todas as ações comerciais já praticadas e suas interfaces, como, atendimento ao público, cadastro, faturamento, arrecadação e procedimentos de cobranças, e desta forma propiciar o implemento de nova metodologia e tecnologia para seus setores e alcançar uma linha de relacionamento com cliente mais moderna.
Estas mudanças estruturais a serem implementadas no processo comercial, permitirá o alcance dos objetivos estratégicos da Caerd, com a universalização da água tratada em Todo o Estado e a padronização da execução das atividades comerciais, favorecendo o aumento do faturamento e incremento na arrecadação, a melhoria na qualidade do serviço com a conseqüente satisfação do cliente, além da melhoria na imagem da empresa.
O trabalho está utilizando uma metodologia que pressupõe a participação ativa de técnicos e usuários da Caerd, trabalho este, coordenado pelas técnicas: Maria Zilmar e Elizabeth Gago, juntamente com consultores externos da empresa que está desenvolvendo o projeto, para levantamento e aprovação de cada um dos produtos e processos do Redesenho. O desenvolvimento do trabalho contem ações de análises do macro processo comercial e compatibilização das alterações implementadas.
O processo do “Redesenho do macro processo comercial” da Caerd, consiste das seguintes etapas: análise e proposta de melhoria do fluxo de processamento das informações, ou seja uma mapeamento detalhado de todas ações executadas, desde o atendimento ao cliente no balcão; cadastro, faturamento,arrecadação e cobrança, detalhando cada atividade e operação que compõe o macro processo.Verificando a inter-relação com outras atividades, como: proposição da estrutura organizacional das áreas envolvidas; especificação de documentos e outros meios que suportem dados informações direta ou indireta ao processo comercial; e estudo sobre a proposição de quadro de colaboradores que devem atuar nos processos.